• Thais Gama

Cor do ano: Living Coral


Todo ano a Pantone anuncia "a cor do ano", aquela que vai reger as vibrações e anseios de todos durante 365 dias, que vai estar presente nas roupas, acessórios, decorações e etc. Mas você sabe da onde isso vem? Por que isso acontece? A quanto tempo isso ocorre?

Hoje vou te contar tudo isso e mais um pouco.


Origem


Há 20 anos a Pantone já vem desenvolvendo esse trabalho de selecionar a cor do ano e ela influência na criação e desições da indústria têxtil, design de produto, embalagens e até gráfico.

Chegar na cor não é uma tarefa fácil, envolve muito estudo e observação global do que está acontecendo, tanto politicamente quanto de lifestyles.

Segundo o próprio site da Pantone, " Esta pesquisa pode incluir a indústria do entretenimento e filmes ainda em produção, exposições de artes famosas viajando pelo mundo, destinos populares de viagens, como novos lifestyles, novos “playstyles” e as condições socioeconômicas do mundo todo. As influências também podem surgir de novas tecnologias, novas matérias primas, texturas e efeitos que impactam na cor, plataformas relevantes de mídias sociais e mesmo eventos esportivos emergentes que provocarão a atenção mundial. "

Ou seja, é aquela cor que mais se destacou durante essas pesquisas e com significado que se encaixa no zeitgeist (espiríto do tempo) atual que é "definido" nas tendências de comportamento, que vamos falar outro dia sobre.


Living coral

É uma cor vibrante e suave ao mesmo tempo, nos sentimos acolhidos por conta da "sua aura cálida e nutritiva, flutuando e reconfortando num ambiente em constante transformação."(PANTONE)


"Reagindo às investidas devastadoras da tecnologia digital e a consolidação da midia social em nossas vidas cotidianas, passamos a procurar experiencias autenticas e imersivas que permitem a conectividade e a intimidade. Sociável e espirituoso, a natureza envolvente do PANTONE Living Coral 16-1546, nos acolhe e nos encoraja a ter atitudes espontâneas. Simbolizando a busca inata pela alegria e a necessidade por otimismo, corporifica nosso desejo por se expressar se divertindo." (PANTONE)

Living coral representa exatamente essa fusão entre a vida real e a digital por ser uma cor que vive no nosso ambiente natural e ao mesmo tempo tem o brilho das midías sociais. Ela irradia familiaridade e vida, assim como na natureza, que mesmo escondida no oceano consegue ser vibrante e atrair olhares.

Ela é tudo o que nossa sociedade está precisando no momento, se desconectar um pouco para viver as interações na vida real, aprender a dosar as conectividades. Uma prova disso é a propaganda da Vivo que está incentivando seu consumidor e a se conectar com o que realmente importa.



A cor na prática


Agora que já conhecemos a cor, seu significado e como que essa escolha é feita, separei algumas imagens dela aplicada tanto na decoração de ambientes quanto em looks para você se inspirar e trazer um pouco desse vibração para sua vida.


Na decoração, vemos a cor sendo usada como parede de destaque, em móveis, como o sofá da foto e até mesmo em detalhes, como as flores da cortina.

Já temos algumas peças no mercado usando a cor, como o caso do macacão e da saia. Ela também vai ser muito explorada nos esmaltes, batons e sombras, uma boa forma de investir gastando pouco.

Também vemos a cor em itens de decoração e calçados, como esse da Nike. E de uma coisa você pode ter certeza, a Apple está sempre ligada nas tendências e investiu na cor no novo iPhone XR.

Eu, particularmente, amei a escolha da cor desse ano. Ela é super usável e fácil de amar. Mas e você? O que achou?

0 visualização