• Thais Gama

Pantone 2020: como usar as cores do ano sem gastar muito?

Um dos assuntos mais em alta no mundo da moda por esses dias é o pronunciamento da Pantone sobre as 5 cores chave para a primavera/verão de 2020.

Eu já expliquei, no começo do ano, a origem e a razão que a Pantone elege uma cor para o ano e/ou estação, que você pode conferir aqui, mas, resumidamente, a Pantone já faz essa seleção há 20 anos através de estudos e observações do que acontece globalmente na política e no lifestyle das pessoas.

A cor ou as cores do ano são aquelas que mais se destacaram durante essas pesquisas e que traduzem o ZEITGEIST (espírito do tempo) do momento.


“Ah, bacana Thaís, mas no que isso afeta a minha vida?”

Basicamente em tudo que você consome. 

Parece bizarro, mas você vai perceber que as imagens de inspiração, seja de decoração ou vestuário, vão começar a ser nessas cores e você vai se pegar desejando-as para você. 

Além do mais, toda a indústria se baseia nelas para produzir, desde eletrônicos e decoração até vestuário e embalagens, ou seja, cada vez que você sair para comprar, lá estarão elas entre as neutras (preto, branco, cinza e azul royal).         


Cores do ano. Montagem feita pela autora.

“E quais são essas benditas cores?”

São 5 cores: Neo Mint, Cassis, Purist Blue, Cantaloupe e Mellow Yellow.


Se observarmos, a única cor “nova” é a Neo Mint, as outras são todas uma evolução da anterior. Fonte: WGSN

Há uma grande aposta no mercado de que a cor Neo Mint seja eleita a cor do ano em 2020 devido sua harmonização entre ciência, tecnologia e natureza além de ser uma cor neutra em relação à gênero, duas pautas super em alta por esses tempos em todo o mundo.


Fonte: WGSN.

E agora vamos ao que realmente interessa: 5 dicas para você incorporar essas cores no seu dia-a-dia de uma forma barata e prática.


1. Sites internacionais de compras.

Nosso verão acontece depois do hemisfério norte, então, uma dica é aproveitar os sites internacionais que entregam aqui no Brasil, como a Zaful, She in, Aliexpress e Wish para garantir algumas peças por um preço okay.

Como a entrega pode demorar um pouco, o ideal seria aproveitar o fim do inverno para comprar e dar tempo delas chegarem até o verão.


Photo by Charles 🇵🇭 on Unsplash

2. Mandar fazer.

Outra dica bacana e de cunho sustentável é comprar o tecido na cor que você deseja e mandar fazer em uma costureira local.

As lojas de tecido já estão com as cores de verão disponíveis, uma vez que o varejo já está produzindo sua coleção de alto verão e o atacado já está com essas peças prontas.

O legal de levar em uma costureira do seu bairro é que você fica com um modelo exclusivo, que serve perfeitamente no seu corpo e incentiva o comércio local, que é uma das vertentes do consumo sustentável.

Dicas extras: 

  • Se você é de São Paulo, Curitiba ou Porto Alegre, existe a loja Banco de Tecidos, onde você pode trocar um tecido que já tenha por outro ou comprar um que tenha sido deixado lá como descarte (trocas ou sobras de coleções das marcas). Eles tem tecidos excelentes e váriados e você paga por KG (R$55,00), o que pode fazer com que saia bem mais barato e sustentável do que comprar em uma loja de tecidos convencional.

  • Você pode levar um modelo impresso da roupa que deseja, se a costureira for boa, ela consegui reproduzir o mesmo para o seu tamanho. Ou seja, se você tem aquela peça desejo que custa horrores, pode economizar bastante mandando fazer.


Fonte: Imagem retirada da internet.

3. Aproveitar promoções.

Como você já deve ter percebido, as cores que estarão em alta no verão são muito próximas das que já vemos nas lojas agora, então, uma boa é aproveitar as promoções de troca de coleção e garantir uma peça bacana, que dê para usar no verão, em um tom muito parecido com as da próxima estação. Dá uma atualizada no seu guarda-roupa gastando pouco em uma peça que você já vai poder começar a usar e só dar uma enganada no verão.


Photo by freestocks.org on Unsplash

4. Brechós.

Dica de ouro e bem sustentável.

Se você reparou bem, todas as cores estão em tons pastéis. 

E olha só que incrível: nos anos 90 os tons pastéis estiveram em alta!

Ou seja, os brechós estão recheados de peças dessa época e dessas tonalidades só esperando para você dar um revival nelas, economizando uma grana significativa, aflorando sua criatividade e de quebra, ajudando o meio ambiente.

Brechós podem ser lugares complicados para comprar.Principalmente se você não tem costume, então vão 2 dicas importantes para aproveitar o melhor do local.

  • Não pense apenas na peça isolada. Existem algumas peças que são bem datadas. Que você olha e sabe que era Britney Spears em 1995 que usava, porém, com a combinação certa com aquela peça mais moderna que você tem na sua casa ela pode sim ser algo super bacana para usar em 2020. Tente imaginar ela no seu dia-a-dia e se vai conseguir deixá-la moderna.

  • Por não ter variações de tamanhos, conhecer uma costureira que faça ajustes é uma mão na roda. Então, não se atenha apenas ao seu tamanho. Pequenos ajustes são bem vindos e muitas vezes necessários. Mas tenha cautela, se você usa P comprar uma peça GG pode não dar certo, ajustes muito grandes fazem a peça deformar e a costureira vai ter de ser uma deusa para não deixar isso acontecer.


Imagem 1: Look montado com peças de brechó, retirada da internet. Imagem 2: Exemplo de personalização de peça, retirada da internet. Imagem 3: Exemplo de ajuste de peça. Era uma calça masculina tamanho 40 que virou um short clochard tamanho 34, retirada do instagram da @_paulasalvador.

5. ACESSÓRIOS.

Baratos e incríveis. Os acessórios são capazes de transformar um look imediatamente de uma forma rápida, prática e de baixo custo e nem sempre damos a devida atenção para eles.

Uma bolsa bacana, um sapato estiloso ou até mesmo colar e brincos mostram que você é uma pessoa antenada nas tendências de uma forma bem simples.


Exemplos de acessórios. Montagem feita pela autora.

E aí, preparada já para as cores de 2020? Já tem sua preferida? A minha preferida é a "purist blue". Vai apostar em alguma? Tem mais dicas? Deixa tudo aqui nos comentários que vou amar ler!

Nos vemos na próxima!

0 visualização