• Thais Gama

Preto e branco é para todo mundo?

Atualizado: 19 de Jan de 2019


A verdade é que essas duas cores, apesar de serem cores neutras, não são indicadas para todas as pessoas por dois motivos: contraste pessoal e harmonia de cores.

Eu já falei sobre os dois no post sobre coloração que fiz aqui no blog e no cheiro de pipoca, mas hoje vou explicar melhor como isso funciona na escolha das cores e se o preto realmente favorece todo mundo.


Contraste pessoal

Bom, quando falamos de contraste, falamos da diferença de tons entre pele, cabelo e olhos.Quanto maior essa diferença, maior o contraste e vice-versa.

Ai você me pergunta: "Tá bom Thais, já entendi que esse tal de contraste afeta na escolha da minha maquiagem (porque você leu lá no cheiro de pipoca), mas o que isso tem a ver com a minha roupa?"

Simples.

Se você tem alto contraste, quando usa alguma combinação de cores de baixo ou médio, dá a impressão que está "pelada". Sabe quando a pessoa chega primeiro e você precisa olhar duas vezes para ver se ela está vestida? É isso que acontece. E se você tem baixo ou médio contraste e usa uma combinação de alto, como o preto e branco, vermelho e verde, roxo e amarelo, a roupa chega primeiro, chama mais atenção do que quem veste e o ideal/harmonioso é os dois chegarem juntos. A roupa é um complemento de quem você é, então não faz sentido ela chamar mais ou menos atenção do que você, vocês são uma dupla e merecem o mesmo reconhecimento!

Separei alguns prints para vocês entenderem o que é um alto, médio e baixo contraste. Mas além de estampas, o círculo cromático também tem esses combinações.


Alto contraste. São as cores opostas, outros exemplos são vermelho e verde, roxo e amarelo, azul e laranja. Imagem retirada da internet

Médio contraste. São as cores análogas (uma do lado da outra no círculo cromático), outros exemplos são azul e roxo, amarelo e laranja, verde e azul. Imagem retirada da internet.

Baixo contraste. São as combinações monocromáticas, outros exemplos são vermelho e rosa, tons de laranja, roxo e lilás. Imagem retirada da internet.

Coloração pessoal

Outro fator importante para saber se essa combinação e essas cores te favorecem é a sua coloração pessoal.

Você já sabe (porque leu aqui no blog eu falando sobre) que existem cores que te deixam com uma aparência mais jovem, diminui manchas e olheiras, afina o rosto, contorna os lábios e cores que fazem o completo oposto disso.

E, pasmém! Só tem uma cartela, das12, que tem o preto e branco puro! Ou seja, se você não é dessa família, o preto e o branco te detonam!

Existe uma alternativa para todas as outras famílias, afinal, são cores neutras mas que dependendo do pigmento, brilho e contraste, a cor dá uma alterada. Você consegue observar esse fato observando como o preto se comporta em diferentes superfícies, em algumas ele está mais opaco e em outras mais brilhantes.

Separei aqui um exemplo das 12 cartelas para vocês observarem as diferenças entre as cores em cada uma.


O inverno é a única cartela que tem as cores preto e branco e você consegue perceber a diferença entre eles. No inverno puro elas são mais opacas, no intenso mais brilhantes e no profundo mais escuras.


No verão temos um gelo e um marrom escuro, quase preto no verão puro e um marrom acinzentado no verão suave, já o claro, não possui um tom escuro que substitua o preto.


A mesma coisa acontece no outono. O Outono profundo tem um marrom quase preto e o branco é um tom de palha em todas elas.


A primavera também tem um branco palha e a intensa um cinza escuro, quase preto.

Lembrando que contraste é fácil, você consegue descobrir sozinha, mas sua família de cores, só com a ajuda de um profissional!

Se precisar de ajuda, entre em contato comigo, posso te ajudar!

Gostou do texto? Descobriu coisas novas? Já reparou no seu rosto quando veste uma camiseta preta ou branca? Como essas cores reagem em você

0 visualização