• Thais Gama

Você sabe seu estilo?


Hoje vamos falar um pouco sobre os sete estilos universais existentes no mundo feminino. Na década de 1980, duas consultoras de imagem americanas, Diane Parente e Alyce Parsons desenvolveram o conceito de "estilo universal" tendo como base estudos de marketing sobre os perfis e comportamentos dos consumidores. O "estilo universal" foi separado em sete vertentes que são o clássico, também conhecido como tradicional; esportivo; elegante; romântico; dramático ou exuberante; criativo e sexy, ou comumente chamado de glamouroso.

Existem outra inúmeras denominações e divisões de estilos, tem gente que trabalha com 5, 3, outros nomes, mas eu escolhi usar o conceito da Alyce Parsons pois ele pode ser aplicado no mundo todo e é o que mais faz sentido para mim. Também é importante ressaltar que dificilmente alguém possui apenas um estilo, mas sim uma combinação entre dois ou três e esses estilos variam conforme seu lifestyle.

7 Estilos universais.

Seguindo o estudo da Alyce, temos os estilos clássico, elegante e esportivo considerados como os estilos base, o sexy e o romântico como os estilos afetivos e o criativo e dramático como os estilos de expressão.

Estilo base é aquele onde a maioria das pessoas monta a base do guarda-roupa, a maior parte das peças fazem parte desse grupo, são as de menos rotatividade e os outros 4 estilos são os com maior incidência de troca.

Vamos falar um pouco sobre cada um deles?

Clássico Comunica confiabilidade, lealdade, credibilidade, maturidade, autoridade e organização. É comumente adotado por mulheres que trabalham em finanças, direito e instituições bancárias. Não segue moda e nem tendências, prefere modelagens clássicas, conservadoras, estruturadas com linhas retas sem detalhes, sempre muito discreto.

Estilo clássico. Imagem retirada da internet.

Elegante Transfere autoconfiança, refinamento e prestígio. Está sempre "chic" e sua postura segura pode chegar a intimidar. É comum confundir com o clássico, a diferença é que essa mulher prefere as modelagens mais ajustadas, peças feitas sob medida. Se preocupa em valorizar seu tipo físico, mantendo sempre uma silhueta alongada.

Fátima Bernardes, exemplo de estilo elegante. Imagem retirada da internet.

Esportivo Passam uma mensagem de otimismo, casualidade, energia e naturalidade. São despretensiosas, costumam gostar de atividades ao ar livre e não são muito apaixonadas por maquiagem. Seu espírito é livre e suas roupas refletem isso. Preocupa-se mais com o sentir-se confortável do que estar perfeita e muitas vezes preferem o mais básico com muita liberdade de movimento.

Tudo orna. Exemplo de estilo esportivo. Imagem retirada da internet.

Sexy/Glamouroso É um estilo cativante, carismático, sensual e sedutor. Essa mulher se sente segura com seu corpo, revela suas formas de maneira confortável. Por vezes é provocativa e adora um glamour.

Blake Lively. Exemplo do estilo sexy. Imagem retirada da internet.

Romântico/Feminino Transmite uma sensação de delicadeza, feminilidade, suavidade e aconchego. Tem uma postura maternal, doce, meiga, charmosa e gentil. É o típico esteriótipo de princesa.

Bárbara Graves. O estilo romântico tem uma essência mais vintage. Imagem retirada da internet.

Criativo Se vestir é uma arte e seus looks servem exatamente para expressar isso. Adora misturar estampas, texturas, formas, cores e estilos. São pessoas consideradas livres, espontâneas, inventivas e muitas vezes esquisitas. Não tem medo de arriscar em suas escolhas e sempre buscam novas combinações.

Maga Moura. Estilo criativo. Imagem retirada da internet.

Exuberante/Dramático Sua presença intimida por sua força e por parecer estar sempre a frente de seu tempo. É percebida como poderosa, urbana, corajosa e ousada. Quer chegar causando e não gosta de usar o que todo mundo está usando.

Madonna. Estilo dramático. Imagem retirada da internet

E ai, gostou das dicas de hoje? Comenta ai o que achou e me diz, qual seu estilo predominante e qual gostaria de ter um pouco mais? O meu predominante é o romântico com uma pitada de esportivo e estou buscando adicionar cada vez mais o criativo.

0 visualização